DESENVOLVIMENTO DOS PROCEDIMENTOS OPERACIONAIS PADRONIZADOS

Procedimento Operacional Padrão ou POP como são chamados no Brasil são importantes instrumentos de gerenciamento e supervisão, pois orienta os empregados de uma empresa de home care em como executar uma dada tarefa de forma a conformar com as mais altas considerações de ética, segurança, qualidade e produção.

Os POPs descrevem as regras e etapas a serem seguidas no desenvolver do trabalho e quais comportamentos apoiam os objetivos globais da empresa.

Os Procedimentos Operacionais Padrões servem como base para o desenvolvimento dos programas de busca contínua da qualidade, controle da qualidade, controle de segurança, produção, marketing, distribuição, venda e outras atividades que garantem o bom desenvolvimento das atividades da empresa.

O número de Procedimentos Operacionais Padrão de uma empresa é diretamente proporcional ao seu número de setores e de tarefas necessárias para desenvolver o trabalho de sua missão.

A coletânea de POPs deve ser abrangente, objetiva, detalhada e à prova de falhas por omissão de diretiva. Um bom POP terá em sua estrutura, pelo menos: data de criação, pessoa ou pessoas responsáveis pela elaboração, data de vigência, data de atualização, propósito específico, abrangência, procedimento a ser considerado, por exemplo, injeção subcutânea de Insulina, regras sobre o procedimento, o racional para o procedimento, pessoas responsáveis por seguir os procedimentos, e , deforma detalhada, todas as etapas para a conclusão ou realização da tarefa.

O Procedimento Operacional Padrão deve ser revisto, pelo menos, anualmente, ou quando algum evento adverso ocorrer, provando uma falha do procedimento operacional padrão. Também, todo procedimento deve ter, quando possível, uma base científica, ou apoio de literatura especializada.

Os POPs podem abranger a empresa como sistema e todos os seus subsistemas subsequentemente. A melhor forma de terminar uma coletânea de POPs, é subdividindo os vários setores e fazendo uma análise cuidadosa de cada atividade a ser controlada pelo POP.

 

Edvaldo de Oliveira Leme

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *