IMPLEMENTANDO UM SISTEMA DE COMPETÊNCIA NO CUIDADO DOMICILIAR

IMPLEMENTANDO UM SISTEMA DE COMPETÊNCIA NO CUIDADO DOMICILIAR

Mudanças na assistência médica, tecnologia médica e níveis de atendimento continuam a impactar o setor de home care no Brasil. Cada vez mais, vemos pacientes gravemente doentes receberem alta do hospital após apenas alguns dias de internamento, a regra informal previamente aceita de não se transferir pacientes a não ser que estejam estáveis o suficiente, parece não ser aplicada com tanta frequência quanto no passado. Pacientes que anteriormente permaneciam em unidades de terapia intensiva agora estão sendo transferidos para o regime de atendimento domiciliar.

Os profissionais de atendimento domiciliar se deparam com a grande tarefa de oferecer atendimento de qualidade enquanto implementam e mantêm um programa eficaz e contínuo de competência do pessoal e profissional.

Se um paciente precisa de intervenções de alta tecnologia ou apenas assistência com atividades diárias de vida diária, ele ou ela precisa de um profissional competente para seus cuidados.

Os profissionais devem estar satisfatoriamente qualificados para cada tarefa específica ao paciente. Antes que uma empresa de atendimento domiciliar possa designar funcionários para cuidar de um paciente, a competência da equipe deve ser evidente e documentada. Este processo começa até mesmo antes da contratação e continua durante todo o mandato do profissional com a empresa.

O processo começa com uma avaliação organizacional e incluem estruturas, diagnóstico de nível de competência, orientação, educação continuada, melhoria da qualidade e manutenção da competência do pessoal.

A utilização correta deste processo ajudará o administrador a desenvolver um programa  de competência para seus profissionais em home care. É preciso utilizar as leis atuais  como a RDC 11 de 26 de Janeiro de 2016 e as demandas reais de sua equipe e população de pacientes como uma diretriz para a implementação de um processo que garanta a competência e, assim, o mais alto nível de desempenho e cuidados.

Edvaldo de Oliveira Leme

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *